quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Future Tense

Hello,people!

No inglês, o tempo futuro pode ser expresso de várias formas:

Usando o verbo modal "Will", quando não se há uma certeza concreta de algo, tendo sua negativa como "will not" ou na forma contraída "won't".

Exemplos:

Acho que passarei em meu exame = I think I will pass my exam.
Talvez, vai chover. = Perhaps, it will rain.
Não vamos fazer isto, vamos? = We will not (ou won't) do this, will we?
Provavelmente, hoje será um dia ensolarado. = Probably, today will be a sunny day.
Você quer ficar quieto? = Will you be quiet?

Também usa-se "will" com "have" para ter o sentido de "ter de".
Exemplos:
Você precisa se apressar = You will have to hurry.

Para expressar desejo de realizar algo ou quando há alguma intenção.
Exemplos:
Vou lhe telefonar amanhã = I will ring you tomorrow. (nota: o uso de "ring" é mais conhecido e usado no inglês britânico. Para o inglês americano, usa-se "call". Ex: "I will call you tomorrow")

Pode ser usado para dar uma ordem.
Você vai escrever o relatório imediatamente! = You will write the report imediately!

Usado também para se oferecer algo.

Aceita um café? = Will you have a cup of coffee?

"Usarei o Google antes de fazer perguntas idiotas"

O verbo modal "shall", sendo um pouco mais formal do que "will", tem sua forma na negativa "shall not" ou apenas "shan't"
Nota: Tanto "will" quanto "shall" tem sua forma afirmativa contraída em " 'll "

Usado para o futuro simples (com I e WE apenas):
Retornarei ao Brasil em Maio. = I shall return to Brazil in May.
Nós compraremos tudo o que você precisa = We shall buy everything you need.

Para necessidade de sugestão ou convite:
Eu devo convidá-lo para a festa? = Shall I invite him for the party?
Que tal se saíssemos para jantar hoje á noite? = Shall we go out for dinner tonight?

Quando há necessidade de proibição (com never/again):
Você jamais usará meu carro novamente = You shall never use my car again.
Eles jamais entrarão nesta sala novamente. = They shall never enter this room again.

"O trabalho continua,
a causa perdura,
a esperança ainda vive,
e o sonho jamais morrerá"

Quando se faz uma promessa:
Prometo que o trabalho será feito em tempo = I promise the work will be done on time.
Lhe dou minha palavra: esse tipo de coisa jamais ocorrerá novamente. = I give you my word: this kind of thing shall never occur again.

"Não vou odiar" (não devo odiar)

Geralmente, "shall" é mais usado no inglês britânico. Apesar de que tanto "shall" quanto "will"podem ser usados no inglês americano e, hoje em dia, no britânico também.

Há a formação do tempo futuro com o verbo to be + going to ou com o present continuous.
Neste caso, quando uma decisão, ação ou algo já foi determinado ou projetado para ser feito.

Eu vou sair agora. = I'm going to leave now.
Eles vão viajar amanhã. = They are travelling tomorrow.
Ela terá um exame amanhã de manhã = She is having an exam tomorrow morning.
Não vamos a lugar nenhum. = We aren't going anywhere.

"Farei uma oferta a ele.
Ele não poderá recusar"


Há também o futuro contínuo (future continuous), cuja formação é "will be + verbo + ing" e "to be going to + verbo + ing"

Exemplos usando ''will be + verbo + ing'':

Estarei fazendo meu dever de casa amanhã. = I will be doing my homework tomorrow.
Ele estará chegando hoje à noite? = Will he be arriving tonight?
Eu não estarei este livro hoje à noite. = I will not (ou won't) be reading this book tonight.

"Estaremos almoçando a esta hora amanhã"

Exemplos usando ''to be going to + ing'':

Você estará esperando por ela quando ela voltar? = Are you going to be waiting for her when she comes back?
Eu não estarei fazendo nada amanhã. = I am not going to be doing anything tomorrow.
Ela estará fazendo algumas coisas à noite (hoje à noite). = She is going to be doing some things tonight.

Existe também o futuro perfeito, que é formado por "will + have + particípio passado" ou "to be going to + have + particípio passado"

Exemplos com "will + have + particípio passado":
Eu terei feito isso no momento em que eu voltar. = I will have done it by the time I come back.
Eu terei feito isso no momento em que eu voltar? = Will I have done it by the time I come back?
Eu não terei feito isso no momento em que eu voltar = I will not have done it by the time I come back

Exemplos com "to be going to + have + particípio passado":

Eu terei feito isso no momento em que eu voltar = I am going to have done it by the time I come back
Eu terei feito isso no momento em que eu voltar? = Am I going to have done it by the time I come back?
Eu não terei feito isso no momento em que eu voltar = I am not going to have done it by the time I come back.

See you,
Teacher Jô

Nenhum comentário:

Postar um comentário