sábado, 14 de maio de 2011

Agreement words: so, too, either, neither

Hey, there! How’s it going?
Temos a tendência de usar o famoso “Me too” (eu também) quando queremos concordar com algo. Porém, temos (e usamos muito) uma forma mais elaborada de concordar com alguém em inglês usando as palavras so, too, neither e either.
Funciona assim: para concordar com uma afirmação, use as palavras so e too. Veja alguns exemplos:

I love Italian food! (Adoro comida italiana!)
So do I. / I do, too. (Eu também. / Eu também adoro.)

No exemplo acima, usamos a estrutura so + verbo auxiliar + pronome. O  verbo auxiliar é o mesmo usado como se fôssemos fazer uma pergunta (Do you love Italian food?)
Veja mais alguns exemplos:

I’m crazy about soccer. (Sou doido por futebol.)
So is he. / He is, too. (Ele também. / Ele também é.)
I should lose some weight. (Eu deveria perder peso.)
So should I. / I should, too. (Eu também. / Eu também deveria.)
He went to the movies last night. (Ele foi ao cinema ontem à noite.)
So did I. / I did, too. (Eu também. / Eu também fui.)
He can speak English really well. (Ele sabe falar inglês muito bem.)
So can I. / I can, too. (Eu também. / Eu também sei.)

Quando concordamos com uma negação usamos as palavras neither e either.
Dica: lembre-se de que neither = not + either.
Veja alguns exemplos:

I don’t like to study math. (Não gosto de estudar matemática.)
Neither do I. / I don’t either. (Nem eu. / Eu também não gosto.)
He’s not an English teacher. (Ele não é professor de inglês.)
Neither am I. / I’m not either. (Nem eu. / Eu também não sou.)
You shouldn’t eat so much sugar. (Você não deveria comer tanto açúcar.)
Neither should you. / You shouldn’t either. (Nem você. / Você também não deveria.)
I can’t stand him! (Não o suporto!)
Neither can I! / I can’t either! (Não eu! / Também não o suporto!)
I don’t think Mexican food is too spicy. (Não acho comida mexicana muito apimentada.)
Neither do I. / I don’t either. (Nem eu. / Também não acho.)

This is it for today, people! See you next time!
Teacher Jô Piantavinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário